quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Último Deus do Nilo

Livro: O Último Deus do Nilo
Autor: Wilbur Smith

Editora: Record

Sinopse:
Num romance grandioso, uma magnífica e precisa reconstituição do Antigo Egito. A história é narrada pelo escravo Taita, sábio, sofrido e habilidoso eunuco que não apenas testemunha, mas interfere decisivamente no destino dos membros da casa real egípcia.

Minado por intrigas e pela feroz luta entre diversas facções, o outrora grandioso império egípcio cambaleia. Apesar disso, os preparativos para o festival de Osíris agitam a cidade de Tebas, que acolhe as multidões desejosas de render homenagens ao faraó. Taita, porém, o vê como um líder fraco e despreparado, símbolo da inexorável decadência imperial. O escravo assiste ainda ao amor impossível entre bela Lóstris, destinada ao faraó, e o jovem Tânus, guerreiro que pretende vingar a morte do pai, vítima da traição do conselheiro real. Compartilhando o mesmo sonho (restaurar a majestade do faraó dos faraós), o eunuco e o jovem casal iniciam uma emocionante aventura que poderá levá-los à glória máxima ou à completa destruição.
Neste romance, um dos mais bem-sucedidos de Wilbur Smith, história e lenda se combinam harmoniosamente, conduzindo o leitor ao dia-a-dia de uma das mais fascinantes e misteriosas civilizações da Antiguidade.
____________________________________________________________________

Comentário:
Como muitas pessoas que conheço, tambem sempre tive uma atração muito forte pelo Egito e, quando entrei na livraria e vi o lançamento deste livro, não pensei duas vezes e fui logo atrás. Na verdade o livro que estava sendo lançado ali já era a continuação deste (sobre o qual falarei depois) e o resultado foi que acabei levando os dois e mais tarde o último da trilogia (Warlock).

O mais interessante deste autor é que, embora ele seja egiptólogo e historiador, o texto dele é muito mais informal do que se espera... E faz desta leitura uma verdadeira viagem a tempo e época especificados no livro. Trata-se de 4.000 anos atrás quando da morte e encerramento da carraeira de um faraó e suas consequências. Achei tão gostosa a leitura que já prossegui no livro seguinte e acabei me apaixonando pelo autor, tendo já lido muitos outros livros de Wiklburn Smith. Recomendo muito esta trilogia que mais tarde tornou-se mini-série por 3 anos na TV Européia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tranquility